Bolo de Chocolate e Tangerina e Sumo de Tangerina































O facto de estar doente não me permitiu preparar de antemão algo especial para o primeiro aniversário do blog. Não tinha sequer pensado em nada em concreto, até ter visto esta receita! Era simples, com ingredientes que tenho sempre em casa, portanto vinha mesmo a calhar! Ainda assim, doente e com dois filhos doentes também, prometia ser uma aventura... Apesar da febre, lancei-me para a cozinha. Mesmo a cambalear consegui preparar o bolo rapidamente. Ainda pensei se realmente o devia mandar para o forno pois em cru estava tão delicioso que só me apetecia comer à colherada! Mas eu queria um bolo, não uma mousse! Coloquei o bolo no forno, regressei à bancada e dei de caras com o fermento! Tinha-me esquecido completamente de o adicionar! Paciência, haveria de ficar como ficasse! Creio que o fermento não fez falta, o bolo ficou denso mas fofo ao mesmo tempo, húmido, doce q.b. e bem intenso como eu gosto! E o aroma era incrível! Fiz algumas alterações à receita original, achei 150 gr de açúcar demasiado e por isso usei apenas 75gr e em vez de mascavado usei demerara. Em vez da baunilha usei sumo de tangerina e raspa da mesma para decorar. Fiz ainda um sumo de tangerina para acompanhar pois acho que citrinos e chocolate combinam muito bem! Não é propriamente uma receita, até porque toda a gente sabe como se faz, mas é uma sugestão! E para além de ser para comemorar o primeiro aniversário do blog (que foi ontem), com esta receita participo também na rubrica da Marta do Intrusa na Cozinha. Eu sei que a tangerina devia ser a estrela, mas tenho a certeza que a Marta ma vai perdoar por esta batota (mas se não for válida eu compreendo).


Bolo de Chocolate e Tangerina:

500gr de batata-doce cozida (peso já descascada);
6 ovos;
75 gr de açúcar demerara;
50gr de miolo de amêndoa moído;
25gr de cacau;
sumo de meia tangerina;
200gr de chocolate negro;
25gr de óleo de coco;
raspa de tangerina para decorar;

No copo da bimby coloca-se a batata doce picada e os ovos e programa-se 1min./vel.4. De seguida junta-se o açúcar, o miolo de amêndoa, o cacau e o sumo de tangerina e programa-se mais 1min./vel4. Coloca-se o chocolate partido numa taça juntamente com o óleo de coco e leva-se ao microondas em períodos de 30 segundos até estar praticamente derretido (no meu caso foram 3 períodos de 30 segundos). Retira-se e mexe-se bem com uma colher para que fique cremoso e homogéneo. Junta-se ao preparado de batata-doce e programa-se 30seg./vel.6. Verte-se uma forma (coloquei um disco de papel vegetal no fundo para garantir que despegava) e vai ao forno 30 minutos. Depois de desenformar serve-se decorado com raspas de tangerina.

Nota: convém deixar arrefecer quase por completo dentro da forma antes de desenformar para garantir que não se parte. Usei uma forma de 20cm. Quem não tiver bimby pode fazer na liquidificadora ou até mesmo com o auxílio da batedeira.

Rende 10 fatias



Sumo de Tangerina:

tangerinas q.b.;
água q.b.;

Espreme-se as tangerinas e coloca-se o sumo num jarro até metade. Preenche-se a outra metada de água. 

Nota: junto água para não ficar tão forte pois assim diluído não estamos a consumir mais fruta do que devemos.

44 comentários:

  1. Uau! Para quem não tinha nada preparado de antemão e está doente fizeste um bolinho simplesmente perfeito!! As melhoras minha querida.
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o que se pôde arranjar. Não queria passar esta data em branco! beijinhos

      Eliminar
  2. Olha que bem que vais comemorar o aniversário...E espero que já estejam todos bem.
    Bolo de batata doce numca comi, já fiz doce de betata e como-as assadas juntamente com outros legumes, mas em bolo nunca comi.
    As fotos estão muito bonitas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Levei a receita :) Nem de propósito tenho tangerinas e batata doce a mais. Vai ser o nosso bolo de fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para quem gosta de bolos intensos de chocolate este é perfeito! E a raspa de tangerina dá-lhe uma frescura que contrasta na perfeição! beijinhos

      Eliminar
  4. Parabéns!!! Epá..um bolo de chocolate...eu adoro...com tangerina que a minha pequena está farta de me pedir! Ouro sobre azul!!! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. E no final tudo acaba bem...está lindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes! Foi mesmo difícil conseguir. Obrigada! Beijinhos

      Eliminar
  6. Elisabete que mulher de coragem, doentinha e com dois filhotes doentinhos e ainda assim foste fazer um bolinho! :) Ficou maravilhoso. As melhoras de todos.

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Custou-me bastante mas estou feliz por ter conseguido! Beijinhos

      Eliminar
  7. Gosto muito da mistura de citrinos com chocolate. Ficam sempre bolos deliciosos. O interior da fatia está mesmo como eu gosto , apudinado. Deve ser uma maravilha!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Som, fica quase como pudim só que mais grosso! É delicioso! Beijinhos

      Eliminar
  8. Que bolo mais tentador, está lindo e esse interior deixou-me a suspirar! E estamos a falar de um bolo feito à pressa e estando tu doente, és mesmo fantástica. Admiro-te por tanta força de vontade que tens. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando me comprometo com uma coisa não gosto de falhar e estava mesmo com pena se falhasse o primeiro aniversário do blog! Afinal era o primeiro e por isso era especial, e merecia algo especial! Foi o que se arranjou, a muito custo mas cá está! Beijinhos e obrigada por estares sempre desse lado!

      Eliminar
  9. Então vamos cantar parabéns p/esse blog lindo!
    Parabéns amiga por esse cantinho tão acolhedor. A mesa do bolo ficou uma graça. Amei!
    Que possamos comemorar muitos e muitos mais anos é o que desejo.
    Bjsss amiga e um lindo FDS p/vcs
    Ah!
    Obrigada pelo carinho lá no blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Espero que seja o primeiro de muitos! Beijinhos

      Eliminar
  10. Parabéns para o seu cantinho querida Elisabete, 1 ano de compartilhamento de receitas
    saudáveis e deliciosas, além das dicas!
    Que venham muitos e muitos anos!
    Gostei do resultado do seu bolo, bela mistura de ingredientes e o suco também, muito bom!
    Melhoras para vocês, fiquem com Deus!
    Bom fim de semana ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Foi um belo lanche! Pelo menos ajudou-me a levantar os ânimos! Beijinhos

      Eliminar
  11. Estou para fazer um destes bolos de batata-doce sem farinha mas ainda não houve oportunidade. Gostei da inclusão da amêndoa, deve resultar muito bem.
    Bom ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem a amêndoa deve ficar bom, até porque leva muito pouca quantidade, mas no fundo acho que confere alguma textura e sabor! Beijinhos

      Eliminar
  12. Parabéns pelo 1º aniversário do blogue! E que venham muitos mais anos sempre com estas deliciosas receitas que publicas... E esse bolo esta com um aspecto delicioso! Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  13. Parabéns e espero que estejas melhor.
    O bolo ficou lindíssimo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/01/bolo-de-pudim-flan.html

    ResponderEliminar
  14. Parabéns mais uma vez! Que lindo que este bolo ficou... deve ser uma delicia!!

    Beijinhos

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa todos gostaram pois não parece saudável! beijinhos

      Eliminar
  15. Olá Elisabete!
    Diz-me só uma coisa, a batata doce é cozida?
    É que estava tentada a fazer amanhã.
    Tem um aspecto delicioso, que fiquei a salivar a esta hora.
    Beijinho grande e rápidas melhoras para todos vocês .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que me alertaste! Sim, é cozida, peço desculpa por me ter esquecido de mencionar. Às vezes há pormenores que nos esquecemos, e ainda por cima com febre foi mesmo complicado escrever o post e garantir que ficava tudo bem explicado. Beijinhos e desculpa o lapso!

      Eliminar
  16. Já passou um ano?! Really?!
    Bolas, o tempo voa mesmo! Mas voou depressa e bem!
    O teu blog é um sucesso, com receitas deliciosas, saudáveis e muito praticas, e que tem claramente provado que a comida saudável não tem de ser enfadonha e sem graça!
    Portanto antes de tudo o resto, MUITOS PARABÉNS!
    Depois, nem imaginas como me sinto honrada com o facto de escolheres uma receita para celebrar o aniversário do teu blog e a trazeres diretamente para a nossa mesa de janeiro! O teu gesto é de um carinho e amizade extraordinários. E se isso não fosse suficiente, fazes tudo isto doente e com os teus filhotes doentes...só uma pessoas deveras especial se propõe a tanto.
    E por ultimo esse bolo tem um aspeto maravilhoso, está super lindo!! com uma decoração bem festiva.
    As fotos estão super, top mesmo.
    Minha querida muito, mas mesmo muito obrigado, por quereres estar ao meu lado na rubrica de janeiro.
    Beijo enorme e cuida-te! As melhoras rápidas para todos.
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, passou mesmo num piscar de olhos! Esse era um dos meus objetivos, transmitir que a comida saudável não tem de ser aborrecida, sem sabor e sem graça. Pode ser e parecer perfeitamente normal. Acho que tenho conseguido; pelo menos quero acreditar que sim! Quando revelaste o ingrediente deste mês eu tinha pensado logo em fazer algo verdadeiramente "atangerinado" embora não tivesse decidido o quê. Só que depois quando surgiu a oportunidade de fazer este bolo, pensei logo em conjugar com a tangerina. A minha participação na tua rubrica não foi aquilo que eu desejava, até porque de bem "atangerinado" só o sumo que acompanha o bolo, mas como tenho estado doente e está difícil de passar, tinha receio de piorar e não conseguir fazer nada, então assim preferi jogar pelo seguro. Não é um bolo de tangerina mas as raspas dão-lhe imensa frescura que acaba por cortar um pouco a intensidade do bolo! Espero na próxima rubrica já estar boa! Fico sempre ansiosa à espera de saber o próximo ingrediente! Beijinhos

      Eliminar
    2. Minha linda, o teu bolo é perfeito!
      O ingrediente do próximo mês já está escolhido há algum tempo...e é um ingrediente muito, mas muito especial. E acho que vais gostar ;)
      Beijocas enormes!
      Marta

      Eliminar
    3. Estou em pulgas para ver! Beijinhos

      Eliminar
  17. Ora aqui está algo diferente; uma combinação pouco usual. Deve ser uma maravilha; adoro tangerinas. Bjs

    ResponderEliminar
  18. Esse bolo está mesmo de babar! adoro a textura, deve ser mesmo delicioso :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Ao ler este post ainda mais me convenço que realmente és uma mulher cheia de força mesmo. Fazer um bolo mesmo estando com febre é algo que sinceramente dificilmente faria, apenas se houvesse um compromisso inadiável mesmo. Mas tu és uma pessoa especial :) Espero que já te sintas melhor, estas gripes estão demais este ano.
    Quanto ao bolo, chocolate e citrinos encaixam perfeitamente e por isso acredito que este bolo seja uma delícia ... e com esse suminho natural a acompanhar ainda melhor :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente já me sinto melhor embora ainda não esteja recuperada. A gripe atacou-me forte, depois a infecção urinária também se pronunciou e como se não bastasse aquele inchaço horrível dos excessos do Natal também me apoquentou bastante. É assim, quando fazemos asneiras o corpo é que paga! Foi a primeira vez que fiz uma receita a arder em febre e não sei se quero repetir a experiência! Mas resultou num bolo/lanche delicioso! Beijinhos

      Eliminar
  20. Parabéns pelo blog!! é um blog com receitas muito boas, saudáveis e fáceis de fazer como este bolo de chocolate que deve ser uma delicia.Beijinhos e espero que já te sintas melhor.Boa semana

    ResponderEliminar
  21. Neste bolo está imensa perseverança da tua parte, sei que quando uma pessoa está doente ir para a cozinha é a última coisa que apetece! Mesmo sem fermento o bolinho ficou guloso e com um aspeto fofo incrível :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devo confessar que ultimamente não tenho tido vontade nenhuma de ir para a cozinha! Tenho saudades mas falta-me à vontade! Estar doente também não ajuda. O fermento não fez cá falta nenhuma, eu acho! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!