Perguntas e Respostas - III

E mais uma ronda de questões que me têm sido colocadas e que opto por responder aqui, pelo menos às mais pertinentes.


"Qual é a tua dieta? Existe uma dieta ideal?"
Estas são as perguntas que mais me têm feito nos últimos tempos e é daqueles assuntos que dá pano para mangas! Não acredito que exista uma dieta ideal. Acredito é que exista uma dieta adequada e à medida de cada um, porque somos todos diferentes. Uma coisa que eu reparo é que estão constantemente a ser lançados livros com as supostas dietas ideais, certas ou perfeitas. Todos os dias aparece uma dieta diferente. São às dezenas. Para quê?! Sinceramente eu acho que isto já chega a ser absurdo e ridículo! Por mais dietas que apareçam eu continuo a achar que a dieta ideal é aquela em que podemos comer de tudo, de forma responsável, sensata e equilibrada. E nem de propósito, há uns tempos ouvi uma nutricionista aplicar um significado à palavra dieta que eu nunca me tinha ocorrido! D-I-E-T-A - Deve Incluir Equilibradamente Todos Alimentos. Digam lá se não faz sentido?! Portanto eu não consigo responder quando me perguntam que dieta é que eu sigo porque na verdade não sigo nenhuma! Ou melhor, a minha dieta é comer de tudo da forma mais saudável possível! Mas já sabem, bom mesmo é consultarem um especialista (nutricionista ou dietista) que vos ajude a encontrar a alimentação indicada para cada um.

"Porque é que as tuas receitas não são de dieta, 100% saudáveis?"
Já respondi a esta pergunta diversas vezes! Quando me propus perder peso era com a condição de não ter de abdicar de nada do que gosto! Eu sei, é um contra-senso! "Ou queres perder peso, ou queres comer tudo o que gostas"! Mas na verdade acho que é possível conjugar as duas coisas! É por isso que costumo dizer que não fiz dieta mas sim uma reeducação alimentar! Não deixei de comer nada, no entanto há coisas que consumo raramente, outras consumo só de vez em quando, outras consumo com frequência mas com moderação e outras encontrei alternativas para as reduzir e substituir. Tão simples quanto isto! E a verdade é que funcionou na perfeição! Tenho uma alimentação feliz e que me permitiu perder peso!

"É fácil manteres o peso?"
Quando iniciei o processo de perda de peso ouvia muitas vezes que manter é tão difícil quanto perder. Sinceramente eu não concordo! Perder peso é muito mais duro e muito mais exigente do que manter o peso! Mas claro que todos somos diferentes e há pessoas (como eu) que parece que engordam só com o ar! A mim basta-me fazer asneiras durante um dia e isso já se nota na balança no dia seguinte! Mas eu esforço-me para que isso não aconteça por isso não tenho sentido que manter o peso seja assim tão complicado. Recentemente tive uma fase em que não consegui fazer exercício. Achei que isso me ia fazer ganhar peso que já havia perdido. No entanto mantive uma alimentação responsável e equilibrada, e embora coma de tudo um pouco, não engordei nem uma grama. Por isso acho que depois de perder peso só voltamos a ganhar se deixarmos que isso aconteça!

"Substituíste alguns alimentos por super-alimentos?"
Ora aí está mais um assunto controverso e quase inesgotável! E a resposta que tenho para isto é a mesma que tenho para a pergunta sobre a dieta ideal. De repente só se ouve falar sobre super-alimentos e parece que as pessoas ganharam a tendência de banir certos alimentos para passar a consumir só super-alimentos. Por exemplo, a quinoa é melhor do que a batata? Então agora só se come quinoa! Francamente acho isto um tremendo disparate! Se a quinoa tem assim tantas propriedades benéficas acho bem que a consumamos! O que não acho bem é se que deixe de consumir a batata que também tem benefícios para a nossa saúde! Outro exemplo, agora há muito aquela ideia que a farinha de trigo faz mal, portanto toca a consumir só farinhas alternativas como farinha de grão, farinha de arroz, farinha de soja, farinha de amêndoa, etc. A farinha de trigo não faz mal, o problema da farinha de trigo é o facto de ser demasiado processada e industrializada e isso faz com que as propriedades boas se percam. Mas não temos de deixar de a consumir. Podemos é consumir com menos frequência e optar por farinhas menos processadas como a farinha de trigo integral, a farinha de centeio, farinha de aveia, etc. Ir variando e complementando com as farinhas da moda! E o mesmo se passa com os alimentos sem glúten e sem lactose. Pegou moda deixar de consumir produtos com glúten e com lactose. Se não se tem intolerância porque motivo é que se deixa radicalmente de consumir alimentos com glúten e com lactose? Acho que não faz sentido! Entre muitos outros exemplos que poderia aqui abordar. Enfim, esta é apenas a minha opinião e não tenho qualquer formação para falar sobre isto. Mas acho que é importante darmos ao nosso organismo um pouco de tudo, desde que isso não nos faça mal nem prejudique a nossa saúde!

"Aboliste as gorduras e os açúcares?"
De modo algum! Não sou assim tão radical! Relativamente ao açúcar, como cá não encontro aqueles açúcares alternativos (stevia, açúcar de coco, néctar agave, etc), opto por usar açúcar amarelo, açúcar mascavado e mel em detrimento do açúcar branco normal. Agora também já encontro e utilizo açúcar demerara. Quanto às gorduras, evito ao máximo óleos refinados. Mas continuo a usar azeite que é uma gordura boa e tem muitos benefícios para o organismo e consequentemente para a nossa saúde. E óleo de coco quem também passou a haver aqui à venda há pouco tempo. Também consumo manteiga (essencialmente manteiga magra) de vez em quando. Além do mais o nosso corpo precisa de algum açúcar e de alguma gordura, portanto acho que não devem ser abolidos da alimentação.

"Consegues convencer a família a comer o mesmo que tu?"
Eu digo e repito, a alimentação que faço não é nada do outro mundo! É claro que há coisas mais apelativas, outras menos! No início sim, senti que fazer com que os restantes elementos da família comessem o mesmo que eu era uma dificuldade e houve fases em que cheguei a preparar duas refeições, uma para eles e uma só para mim. Para que percebam o que quero dizer, por exemplo, cá em casa todos gostam de puré de batata mas fazia poucas vezes porque é muito calórico. Então passei a fazer com frequência puré de couve-flor. Quando metia na mesa e dizia que era puré de couve-flor todos torciam o nariz e ninguém queria comer! Então resolvi abordar a questão doutra forma! Primeiro comecei a fazer e a camuflar noutras comidas, como no empadão! Não disse que era empadão com puré de couve-flor e todos comeram sem estranheza! E gostaram! Então passei à fase seguinte e fiz puré de couve-flor para acompanhamento e disse que era puré de batata! Todos comeram com gosto, disseram que estava bom e aí aproveitei para revelar que era couve-flor e não batata! Ficaram incrédulos mas perceberam que afinal era bom! E hoje quando por vezes pergunto o que querem para acompanhamento pedem muitas vezes o puré de couve-flor, principalmente o meu filho mais velho, que por sinal é o mais esquisito com as comidas! E foi assim, fui introduzindo as coisas aos poucos! Embora ainda haja algumas coisas que não os consigo convencer a comer, pelo menos a maior parte já vai para a mesa sem ouvir refilanços! O truque é mesmo ir introduzindo as coisas gradualmente e de forma natural, muitas vezes sem revelar o que é, e assim todos se vão habituar a comer sem problema!

"Se voltasses atrás o que mudarias?"
Não percebi exatamente a que altura é que esta pergunta se refere. Se se refere ao período antes/durante o aumento de peso, então como ganhei peso com as gravidezes acho que teria tentado recuperar o meu peso normal entre cada uma. Assim não teria havido peso sobre peso. Se se refere ao período antes de perder peso, então acho que apenas optaria por procurar ajuda de um especialista (nutricionista/dietista), e possivelmente frequentar um ginásio para ter acesso a outro tipo de equipamentos que me permitissem tonificar mais os músculos e a pele. De resto acho que não mudaria nada. Estou satisfeita com o tipo de alimentação que tenho e também estou satisfeita com o peso que perdi e com o percurso que fiz para aqui chegar!

"Que alimentos não podem faltar na tua despensa/frigorífico?"
Bom, há muita coisa que faço questão de ter em casa mas resumindo, o que não pode faltar são: legumes e vegetais (sejam frescos ou congelados), fruta, ovos, iogurtes, aveia, leite, mel, alguma proteína (carne/peixe).

"Há algum alimento do qual não gostavas e pelo qual te apaixonaste?"
Por norma sou de boa boca e consigo comer de tudo mesmo que não aprecie! Em todo o caso há sempre aqueles alimentos que gostamos menos ou que não conseguimos de todo gostar! Eu não gostava particularmente de couve-flor! Mas como era muito baixa em calorias queria introduzi-la na minha alimentação! Resolvi fazer em puré pois pareceu-me a maneira mais simpática de a ingerir! E gostei muito! A partir do momento que percebi que gostava comecei a usá-la de outras formas e assim já não custava tanto comer! O mesmo se passou com a beringela! Usava apenas na sopa pois achava que simples não tinha graça nenhuma! Mas fui pela mesma teoria da couve-flor, passei a encontrar formas de cozinhar a beringela que a tornassem mais apelativa. Hoje adoro assada com outros legumes, em lasanha substituindo as placas de massa, gosto imenso de beringela recheada, etc! Abacate também era algo que eu detestava! Tão sensaborão! E mais uma vez optei por usar em receitas quer doces, quer salgadas, e a verdade é que passei a gostar! Beterraba também não me fascinava pelo gosto terroso que tem, mas neste percurso aprendi a gostar e aprendi também que se for bem cozinhada até tem um sabor bastante agradável! Ah! Apaixonei-me também por chocolate negro! Eu comia mas não morria de amores! Hoje adoro! Assim de repente não me ocorre mais nada de especial! Como disse sou boa boca!

"Tens o cuidado de escolher sempre produtos magros e com menos açúcar?"
Devemos estar muito atentos a isto porque um produto magro não significa que tem menos açúcar. Ora o que é que eu quero dizer?! Por vezes ao fabricar um produto magro, o produto fica menos saboroso. Então como é que compensam a falta de sabor? Com açúcares! Muitas vezes açúcares escondidos e camuflados. Para não falar dos aromatizantes artificiais mas isso é outra história! É uma questão de saber ler e interpretar os rótulos pois um produto poder ser baixo em calorias mas ter um teor de açúcar (ou até de sal) muito elevado, ou então ter mais calorias mas ter uns níveis de açúcar adequados. Faço-me entender?! É claro que tenho o cuidado de ler os rótulos e de optar, se possível, por produtos magros/light e com pouco teor de açúcar. O problema é que eu vivo num meio pequeno, onde encontramos apenas o básico. Não é como nos centros urbanos onde há pequenas e grandes superfícies com produtos para todos os gostos! Aí há por onde escolher, haja tempo, paciência e dinheiro para o fazer! Aqui tenho de me cingir ao que há e tentar escolher o melhor possível dentro daquilo que há disponível!

18 comentários:

  1. Acho excelente não promoveres uma dieta radical, acho tão importante sermos equilibrados! Adorei as tuas respostas sinceras.
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comer de tudo, de forma sensata e equilibrada é o melhor. Beijinhos

      Eliminar
  2. Adorei ler as tuas respostas. Não sou fã de radicalismos, acho e acredito sinceramente que no equilíbrio está a chave do sucesso. :)

    ResponderEliminar
  3. Dicas preciosas!
    Também estou numa de reeducação alimentar! Bj

    ResponderEliminar
  4. Querida Elisabete: adorei as tuas respostas. Detesto radicalismos e exageros e , da maneira como tu fizeste a tua reeducação alimentar, parece-me a maneira mais equilibrada e sensata. Não é fácil introduzirmos novos alimentos. Quando digo ao meu marido que é saudável, ele franze logo o nariz e, às vezes, nem quer provar. O pior mesmo são os doces. Ele queixa-se sempre que não estão doces, pois tenho optado por usar açúcar de coco ou mel, mas tenho a certeza que, de tanto insistir, lá o consiga convencer, nem que seja pelo cansaço, lol.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passa-se o mesmo com o meu, acha sempre que nada está doce o suficiente. Já com os miúdos tem sido mais fácil, conseguem gostar mesmo que esteja pouco doce. Acho que é uma questão de hábito! Beijinhos

      Eliminar
  5. Querida Elisabete,
    O maior patrimônio que Deus nos dá é a nossa vida então se não cuidarmos
    da nossa saúde não adianta ter viver. Tem muita gente que tem muitos bens mas se
    não tiver saúde para comer e desfrutar não adianta nada. Temos mesmo é que cuidar da
    nossa alimentação e não deixar de praticar as atividades físicas.
    Eu amo suas receitas, aprendo muito contigo!
    Você poderia fazer um livro de receitas saudáveis, com certeza ajudaria muita gente!

    Beijinhos no seu ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Andréa, você é sempre tão amável comigo que fico sem jeito! Sou apenas uma aprendiz! Tenho ainda muito para aprender mas tenho também muito orgulho naquilo que já aprendi! Acho que só ganhei com isso! E por isso gosto de partilhar as minhas receitas e o meu conhecimento com quem me visita! beijo grande

      Eliminar
  6. Oi Elisabete, bt!
    Que post mais interessante e útil, já que muita gente pode se inspirar por ele. Parabéns amiga!
    Bjssss

    ResponderEliminar
  7. Elisabete, gostei das tuas respostas, és claramente um exemplo a seguir, promoves o emagrecimento de forma saudável, sem radicalismos e sempre com alimentos bons e saborosos. :) Gostei de saber esse significado de DIETA, faz todo o sentido. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é?! Nunca me tinha ocorrido e quando ouvi achei que fazia todo o sentido! Beijinhos

      Eliminar
  8. Querida Elisabete, adorei ler estas perguntas e respostas,....és uma mulher extraordinária e com muita força,....uma mulher de garra!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Vocês que me acompanham têm feito com que eu tenha ainda mais força para fazer este percurso! Beijinhos

      Eliminar
  9. Eu poderia fazer das tuas minhas palavras, concordo plenamente contigo. Aliás, nunca gostei da palavra dieta por esta estar muitas vezes associada a restrições alimentares, coisa com a qual nunca me identifiquei e nunca conseguiria levar até ao fim. Uma reeducação alimentar é mesmo o melhor caminho, de preferência sem cortes radicais.
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes demoramos algum tempo a perceber isso, mas depois percebemos mesmo que é o que faz mais sentido! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!