Papas de Aveia com Maçã










Não gosto muito de papas de aveia em que só se mistura a aveia e o leite/água e come-se de imediato. Também não aprecio particularmente os overnight oats feitos com aveia. Na verdade não gosto muito da aveia em cru. Gosto muito mais das papas de aveia cozidas ao fogão! A base das minhas papas é sempre a mesma: flocos de aveia, leite e água. Depois vou variando nos sabores usando o que mais me apetece! Estas não levaram qualquer tipo de adoçante, apenas o açúcar natural da fruta, neste caso da maçã! E o que é que combina com maçã?! Canela, pois claro! Rendeu três porções, que é como quem diz pequeno-almoço para três dias! Esta versão de papas de aveia trar-me-ão sempre um sabor amargo já que era precisamente isto que eu estava a comer no dia em que recebi a notícia da partida da minha avó. Aliás, num dia 6 como hoje. Em todo o caso não deixem de as fazer pois são deliciosas.


Papas de Aveia com Maçã:

1 copo de aveia;
1 copo de leite;
2 copos de água;
1 maçã;
raspa de limão;
canela em pó q.b.;

Num tacho coloca-se a aveia, o leite, a água, a maçã raspada e o limão. Vai a lume brando mexendo sempre até ganhar consistência. Retira-se do lume, coloca-se em taças e polvilha-se com canela. Come-se quente ou frio.

Nota: usem uma maçã menos ácida para que as papas fiquem docinhas.

Rende 3 doses

26 comentários:

  1. Não vai acreditar...fiz ontem e também pus pedacinhos de maçã e adocei com chocolate!
    Em dias frios...as papas de aveia quentinhas sabem_me lindamente!
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Acho que nunca provei, mas deu vontade de experimentar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As papas de aveia são sempre um excelente pequeno almoço! Beijinhos

      Eliminar
  3. Os sabores tém este poder de nos trazer recordações (boas ou mrnos boas),em todo o caso devem ser deliciosas as tuas papas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. ótima combinação, uma refeição bem saudável e deliciosa.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  5. Tal como tu não aprecio muito papas de aveia, ainda assim prefiro as feitas no fogão, também como tu. E na verdade acho que a maçã é mesmo a fruta que mais gosto de combinar com a aveia, embora a pêra também fique agradável. :) É pena que agora tenhas essa triste lembrança associada a estas papas de aveia. :( Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro papas de aveia, só não gosto muito é da aveia em cru e por isso aqueles overnight oats não são das coisas que mais gosto! Se calhar ainda não dei foi com a receita perfeita de overnight oats!
      Mesmo que seja pela negativa, é uma forma de me lembrar dela. Embora não precise que nada me faça lembrar pois tanto ela como todos os que já partiram estão sempre na minha memória e no meu coração. Beijinhos

      Eliminar
  6. Faço tal e qual só com uma diferença, na água junto também um pão de canela. Pena estarem associadas a um acontecimento tão triste :(
    Beijinho
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Querida Elisabete: eu adoro papas de aveia e vou variando conforme o que me dá na cabeça, rsrs. Esta ideia de juntar a maçã raspada deve ficar bem saborosa. Mais uma versão que vou fazer o "sacrifício" de experimentar.
    Bjn
    márcia

    ResponderEliminar
  8. é agora o meu pequeno almoço. Não consigo comer quando me levanto, então faço à noite papas de aveia simples ponho muna caixinha e de manha coloco: hoje foi um bocadinho de canela, metade de um kiwi cortado aos pedacinhos e um bocado de pera abacate.
    As vezes e como tenho de comer laranjas por causa do ferro e vitamina c no processador coloco a laranja uma banana e um bocadinho de aveia. Só como quando chego ao trabalho, mas pelo memos não como pão que é a minha perdição...
    Beijinhos e boa semana
    Pinta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uns anos era uma dificuldade para mim comer de manhã! Só de pensar nisso me dava vontade de vomitar! Mas depois fui-me educando para conseguir comer o pequeno-almoço a horas e hoje em dia não passo sem ele! beijinhos

      Eliminar
  9. Eu adoro papas de aveia!!! E gosto delas feitas de qualquer maneira :D
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se forem feitas ao fogão eu também gosto delas de qualquer maneira! beijinhos

      Eliminar
  10. Hello, querida Elisabete!

    Sempre que vejo uma receita de papas de aveia fico doida para experimentar,
    qualquer dia colocarei em prática. A tua receita tem um aspecto delicioso!

    Beijinhos, ótima semana ♥

    ResponderEliminar
  11. Oi Elisabete bn!
    Eu adoro papas de aveia, mas nunca experimentei com maçã. Tenho certeza que vou amar!
    Bjsssss amiga e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  12. Mas que bom aspecto! Pois eu nunca fiz nem comi!
    Bjsss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta! Saciam e são muito nutritivas! Beijinhos

      Eliminar
  13. Gosto muito e faço muitas vezes e gosto de variar os sabores mas também gosto das cozidas. as fotos como sempre estão muito bonitas assim dá mesmo vontade de comer.Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!