Nuvem com Cobertura de Lemon Curd







Eu sei que parece uma pavlova, só que não! Vocês já sabem que nesta cozinha nem tudo o que parece é! Apetecia-me uma sobremesa leve, assim entre o molotof e as farófias! Decidi fazer uma nuvem gigante. Digamos que acabou por ficar uma espécie de pavlova mas sem ser crocante por fora. Ficou mesmo leve e deliciosa com a cobertura de iogurte e lemon curd! Atenção que, apesar de ser leve, não é uma sobremesa isenta de calorias, mas é fresquinha e boa, perfeita para a Primavera! Embora não seja uma sobremesa digna de registo, vou arriscar levá-la para a mesa da Marta, afinal o curd de limão que publiquei ontem deu-lhe aqui o toque final!


Nuvem com Cobertura de Lemon Curd:

3 claras;
uma pitada de sal;
3 colheres de sobremesa de mel;
1 colher de chá de vinagre de vinho branco;
2 colheres de sobremesa de farinha maizena;
1 iogurte grego (receita aqui);
lemon curd q.b.(receita aqui);
frutos do bosque q.b.;

Bate-se as claras em castelo com uma pitada de sal até ficarem bem firmes. Junta-se o mel, bate-se novamente, depois o vinagre e a maizena e bate-se novamente. Coloca-se o preparado de claras sobre papel vegetal. Vai ao forno previamente aquecido, a cerca de 140/150º, durante 15 minutos. Desliga-se o forno e deixa-se arrefecer dentro do forno. Quando estiver completamente fria, retira-se do forno, remove-se o papel vegetal e coloca-se num prato de servir. Cobre-se com o iogurte, a coalhada de limão, decora-se com os frutos e serve-se.

Nota: embora não tenha testado, creio que podem usar polvilho doce em vez do amido de milho (maizena)!

Rende 6 fatias

40 comentários:

  1. À primeira vista, parece mesmo uma pavlova tradicional :-) Está linda esta sobremesa. Eu já provava, já. Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Ficou muito linda a tua nuvem! Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Parecia mesmo que estávamos a comer uma nuvem! beijinhos

      Eliminar
  3. O interior parece uma nuvem mesmo amiga, que linda a ta sobremesa!

    Beijinhos, ótimo fim de semana junto a sua família! ♥

    ResponderEliminar
  4. que lindo ficou! quero uma fatiaaaaaaaaaaaaa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já era! É tão leve que desaparece num instante! Beijinhos

      Eliminar
  5. Gosto tanto de pavlova 8 mas as poucas que fiz ainda no forno velho, ficaram queimadas) por acaso neste ainda não fiz, mas se com tudo o que lá tenho feito tem saido bem, acho que a pavlova ou a nuvem tambem me deve sair bem... ( adoro o meu novo forno ah ah ah)
    Bom adiantando...vou levar a receita.
    obrigada. beijinhos e bom fim de semana.
    Pinta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta não é como a pavlova, esta é como se fosse uma farófia gigante! Mas qualquer uma delas que experimentar correr-te-á bem de certeza! Beijinhos

      Eliminar
  6. Levo a sugestão!
    Parece uma delícia...bj

    ResponderEliminar
  7. O nome cai-lhe na perfeição. Parece mesmo uma nuvem! Que maravilha!
    Ficou linda. Adoro o prato do bolo. A sério...quero um ehehe!
    Como dizes não é isenta mas acaba por ser menos pecaminosa!
    Beijinhos. Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia não são dias e antes comer isto do que ir comer um folhado na tasca da esquina! Beijinhos

      Eliminar
  8. ficou mesmo mt bonita ja comia essa fatia com o meu café bjs bfs

    ResponderEliminar
  9. Que nuvem tão apetitosa :D
    Beijinho e bom fim de semana.

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  10. Uma nuvem bem fofa e deliciosa e com o lemon curd deve saber tão bem!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu marido, que não é fã deste tipo de sobremesas, adorou! Beijinhos

      Eliminar
  11. Que bela nuvem, além de ter ficado linda deve estar uma tentação! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  12. Fiquei encantada com esta nuvem! Mas que sobremesa mais deliciosa... comia um bocadinho agora! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Ui... pelo maravilhoso aspecto que tem essa nuvem deve desaparecer num abrir e fechar de olhos!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Adorei a tua nuvem, parece quase a sobremesa da minha mãe, do suspiro com morangos.
    Vou-lhe dar está tua deliciosa dica para a entusiasmar, logo digo qq.
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta nuvem não é crocante! Mas é leve e deliciosa! É mesmo como uma farófia gigante! Beijinhos

      Eliminar
  15. Adoro Lemon Curd; é delicioso. Esta sobremesa é uma verdadeira maravilha. Bjs

    ResponderEliminar
  16. Oh que coisa mais boa e linda!
    Sabes que o que mais agradou foi exatamente não ser mas parecer uma pavlova! O que mais me aborrece nas pavlovas é aquela quantidade ENORME de açúcar, e que faz a capa crocante que a maioria das pessoas gosta, e que eu nem por isso, porque depois adoro o interior!
    Por isso adorei esta ideia! parece-me o melhor de 2 mundos.
    E não tenho a menor dúvida que a coalhada de limão faz toda a diferença aqui!
    Mesmo fabulosa. Adorei!
    Beijooooooo
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de coisas crocantes desde que não sejam demasiado crocantes! É há dias em que não me apetece mesmo trincar! E neste apetecia-me algo suave! Ficou mesmo leve, suave, doce no ponto certo! Durou foi pouco! Beijinhos

      Eliminar
  17. Parece deliciosa nunca provei coalhada de limão mas liga muito bem neste doce, mais um doce que terei de experimentar. Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A coalhada de limão é deliciosa! Esta que fiz é mais light que a normal, mas também ficou ótima! Beijinhos

      Eliminar
  18. Olá Elisabete, espero que estejas bem :)
    Pois eu acho esta tua nuvem um doce bem bonito e apelativo. Leve e fresco como se começa a pedir agora.
    Ficou super giro e com esses sabores é seguramente delicioso! Só adoooro lemon curd.

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, olá! Está tudo ok! Tenho acompanhado as tuas publicações mas desde que mudaste a plataforma que não consigo comentar. Também me aconteceu com outro blog, dá sempre erro, não percebo porquê!
      De vez em quando apetece-me umas sobremesas leves em que nem seja preciso mastigar! Esta é ótima para isso! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!