Lemon Curd (Coalhada de Limão)




Coalhada de limão é uma delícia! É daquelas coisas que até dá vontade de comer de colher! Mas bem sabemos que é carregadinha de manteiga, e de açúcar então nem se fala! Fiz uma versão um pouco menos calórica! É menos calórica, mas não convém abusar! Vai para rubrica da Marta, do blogue Intrusa na Cozinha. Bem sei que as fotos estão péssimas, mas o tempo e a criatividade não têm dado para mais.


Coalhada de Limão (Lemon Curd):

raspa de dois limões grandes;
sumo dos mesmos limões (cerca de 250ml);
2 gemas;
2 ovos inteiros pequenos;
uma pitada de sal;
3 colheres de sopa de mel (bom mel);
3 colheres de sopa de manteiga magra;

Coloca-se todos os ingredientes na Bimby e programa-se 8min./temp.80º/vel.2. Findo o tempo verte-se em frascos previamente esterilizados. Deixa-se arrefecer e usa-se ou guarda-se no frigorífico.

Nota: quem não tem bimby pode fazer ao lume num tacho mexendo sempre com uma vara de arames, Em vez de mel pode-se usar açúcar de coco ou demerara, e em vez de manteiga pode-se usar óleo de coco (embora não tenha a certeza se o sabor e a textura ficam iguais). Esta coalhada fica ligeiramente mais ácida do que a normal mas é deliciosa.

Rende 2 frascos

22 comentários:

  1. Querida Elisabete,
    Quando vi a sua receita de ontem do brownie de banana e cacau, eu fiz na mesma hora.
    Fiz só a metade da receita, todos os dias o meu esposo gosta de comer uma sobremesa
    após o jantar, então servi com calda de chocolate quente e castanhas, ficou bom demais,
    ele adorou!
    o teu Lemon Curd está com um aspecto delicioso, gostei das fotos também!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaram! Para mim achei demasiado intenso e amargo mas com uma calda ou um gelado fica bem melhor!
      O curd é uma perdição para quem gosta de limão! Beijinhos

      Eliminar
  2. Adoro! O teu ficou com uma cor linda!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito! :) A minha mãe um dia sem querer fez uma versão mais saudável pois esqueceu-se de meter manteiga e olha que ficou bom na mesma! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Olá, :)
    Adoro lemon curd. Fiz há uns tempos e tenho ali no frigorífico um bocado. Mas temos que ter juízo não é?
    Adorei esta versão. Mais magrinha! A cor é tão linda.
    Beijinho
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é possível torná-lo ainda mais magrinho, mas já fiquei bastante satisfeita com esta versão! beijinhos

      Eliminar
  5. Oi Elisabete, bt!
    Depois que eu aprendi essa coalhada nunca mais faltou na minha casa. A que eu faço é com limão siciliano, mas vou experimentar a sua receita e ainda vou colocar o óleo de coco pq gostei da sua sugestão.
    Bjssss amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este foi feito mesmo com limão siciliano, aqueles amarelinhos! Ainda tenho de experimentar com óleo de coco para ver como fica! beijinhos

      Eliminar
  6. Aspecto fantástico, tenho de experimentar!!!
    Adorei, beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para quem gosta do sabor intenso de limão, o lemon curd é fantástico! beijinhos

      Eliminar
  7. ficou com uma cor linda e o gosto deve ser super bom humm bjs

    ResponderEliminar
  8. Adoro lemon curd e o teu está bem bonito, com uma cor e consistência fabulosas. O facto de o teres tornado um pouco menos calórico só abona em favor da receita.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como eu digo, não precisamos de deixar de comer nada, basta fazer uns pequenos ajustes! beijinhos

      Eliminar
  9. Logo no inicio de ter a Bimby fiz, mas não gostei. não posso comparar com outras receitas pois nunca tinha comido. Um dia quem sabe aventuro-me e faço novamnente. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto muito! Talvez não tenhas acertado na receita, às vezes também me acontece! Beijinhos

      Eliminar
  10. Adoro! A cor ficou fantástica ^_^
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  11. Olá minha querida,
    lemon curd para mim é uma tentação...daquelas grandes...gigante! até evito fazer :) porque não descanso enquanto não vejo o fundo ao frasco! deve ser dos poucos cremes que consigo comer à colherada eheheh mas é bom demais.
    Se dizes que este fica ainda um pouco mais ácida ainda me parece melhor! :)
    Beijoca grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei particularmente da ligeira acidez com que este ficou! Sabes, não se torna enjoativo! E para quem gosta do sabor intenso de limão acho que está no ponto! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!