Beringela Estufada com Especiarias






A beringela, infelizmente, ainda é olhada um pouco de lado por não ter grande sabor. E na verdade não tem! Mas não significa que não possa ser saborosa! Tudo depende da forma como a cozinhamos. Eu também não gostava de beringela! Nem conseguia perceber como era possível haver algo tão sensaborão nas prateleiras dos mercados e das frutarias! A sua textura "aborrachada" e a falta de sabor não me cativavam minimamente. Mas já sabem que eu não sou de desistir! Fui experimentando e a experiência mostrou-me que basta cozinhá-la da forma certa para obtermos uma refeição cheia de sabor! Porque lá está, o facto de ser "esponjosa" faz com que a beringela absorva todos os sabores! E também é importante cozinhá-la tempo suficiente para que fique macia e não com textura de borracha. Tinha 3 beringelas no frigorífico e depois de ver a receita da Colher de Pau, não tive dúvidas de como as gastaria! A única diferença é que não usei carne pois pretendia uma refeição vegetariana. Ao início fiquei reticente, sabia que a beringela combina lindamente com tomate, mas estava insegura quanto às especiarias. No entanto revelou-se um prato bem saboroso com o toque suave das especiarias. Eu sei que o aspeto não é muito bonito, mas garanto que é saboroso! Quem arrisca?!


Beringela Estufada com Especiarias:

1 cebola grande;
2 dentes de alho;
700gr de tomate (peso já sem casca e sem sementes);
700gr de beringela (3 beringelas pequenas);
um fio de azeite;
flor de sal q.b.;
uma pitada de mistura de 5 pimentas moída na hora;
1 colher de café de canela em pó;
1 colher de café de cominhos moído;
1 colher de café de coentros em pó;

100gr de couscous;
uma pitada de flor de sal ou sal;

Começa-se por preparar os couscous colocando 100gr de couscous numa taça funda. Tempera-se com uma pitada de sal e cobre-se com água a ferver até ter a grossura de um dedo de água acima dos couscous. Tapa-se e deixa-se repousar. Num tacho pica-se a cebola e os dentes de alho. Junta-se um fio de azeite e refoga-se ligeiramente. Junta-se o tomate e tempera-se com a flor de sal e as pimentas. Deixa-se cozinhar alguns minutos enquanto se corta as beringelas em quadradinhos. Adiciona-se a beringela ao tomate juntamente com as especiarias. Envolve-se bem e deixa-se estufar até a beringela estar macia (fi-lo com o tacho tapado). Serve-se quente acompanhado de couscous.

Nota: quem preferir pode juntar sobras de carne assada ao estufado como na receita original.

Rende 5 doses

32 comentários:

  1. Deu vontade de provar,....tens uma travessa tão gira,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro beringela!! Sem dúvida é preciso saber cozinhá-la mas de certeza que assim como a preparaste fica deliciosa.
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. já comi assim algo parecido em um indiano e gostei bastante. boa sugestão.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Ótima postagem gostei muito, ganhou um fã abraços.

    Me segue, que eu sigo de volta!

    NinTudo - Tudo em um só lugar

    ResponderEliminar
  5. Acho que está com um aspeto delicioso! Nem parece beringela e com estes temperos deve ficar muito saborosa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para quem gosta de especiarias fica muito boa! Beijinhos

      Eliminar
  6. Querida Elisabete,
    Eu consumo bastante berinjelas, as vezes faço até suco com laranja e gengibre fica muito bom. Levo a tua receita, o aspecto ficou irresistível!

    Beijos, abençoada semana ♥

    ResponderEliminar
  7. Eu sou das que acha que a beringela é muito sem graça,uso poucas vezes,mas gostei desta ideia! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de descobrirmos os truques passamos a gostar! Beijinhos

      Eliminar
  8. Eu também a achava um ingrediente ingrato mas já me habituei a ela!
    Ficou óptimo o teu prato :)
    Que bom aspecto e imagino que seja uma delícia!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Que excelente aspecto :)
    ADOREI o prato :P

    ResponderEliminar
  10. Acho que encontrei aqui o meu jantar :)
    Tenho uma beringela no frigorífico e não me apetecia rechear, vou experimentar fazer esta tua receita. Obrigada pela dica
    Bjns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim rende e é saboroso! Espero que gostes! beijinhos

      Eliminar
  11. Já comi uma vez recheada com carne mas achei sem sabor, mas com as especiarias deve ficar com um bom sabor.O prato ficou muito bonito. Beijinhos e boa semana
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito de beringela feita assim e também assada com outros legumes! beijinhos

      Eliminar
  12. Pronto, se me convenceste com a pota, com a beringela já é outra coisa. Não consigo apreciar de forma alguma e no meu caso não é o sabor (ou falta dele) mas sim a consistência que me afasta da coitada. Mas o prato está com óptimo aspecto e adorei a travessa, a comida ficou bem gira nela :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento hoje não conseguir convencer-te! Eu própria não fui fácil de convencer! Mas agora gosto! Tem é de estar bem cozinhada! Apaixonei-me por essa travessa mal a vi! Beijinhos

      Eliminar
  13. adoro este legume faço mt pois aqui em frança se faz mt gostei tb da tua segestao bjs bs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre uso pois aqui nem sempre há, mas quando há aproveito logo! Ainda hoje comprei umas quantas! Beijinhos

      Eliminar
  14. Um prato vegetariano bem saudável e saboroso! O prato onde serviste também é bem bonito! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  15. Olá, Elisabete

    Adorei a tua sugestão. Gosto muito de beringela.
    Ficou com ótimo aspecto, perfeita para as segundas sem carne.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/03/segundas-sem-carne-e-uma-feijoada-de.html

    ResponderEliminar
  16. Adoro beringela por isso levo a sugestão!!! Bj

    ResponderEliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!