Bolo Rico de Chocolate






Lembram-se do Bolo Floresta Negra que publiquei há uns tempos?! Pois é, como estamos no Inverno, apetecia-me o mesmo bolo mas com um creme mais rico e intenso em vez de um creme fresco! Chocolate foi a escolha! Ai, ficou tão mas tão guloso que a maior dificuldade foi controlar-me para não comer tudo!


Bolo Rico de Chocolate:


Bolo:

2 ovos;
1 banana;
1 e 1/2 colher de sopa de coco ralado;
2 colheres de sopa de cacau em pó;
1 colher de sopa de linhaça moída;
1 colher de sopa de manteiga de amendoim;
1 colher de sopa de mel;
1 colher de café de fermento em pó;


Cobertura:

75gr de chocolate negro;
1 colher de sopa de manteiga de amêndoa (receita aqui);

Colocam-se todos os ingredientes do bolo no processador e tritura-se até ficar um creme homogéneo. Verte-se numa forma de silicone e vai ao micro-ondas durante 3 minutos. Retira-se e desenforma-se de imediato sobre uma grelha para que arrefeça. Entretanto prepara-se a cobertura levando num tacho em lume muito brando o chocolate e a manteiga de amêndoa até derreter. Quando estiver derretido mistura-se bem e cobre-se o bolo.

Nota: se o chocolate da cobertura não estiver a derreter com facilidade ou se ficar muito duro pode-se juntar um fio de leite para ficar mais cremoso.

Rende 8 fatias

50 comentários:

  1. Pela lista de ingredientes, da qual não gosto apenas da manteiga de amendoim, podemos ver a riqueza nutritiva desse bolo que combina banana e chocolate. Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No bolo não se sente a manteiga de amendoim, em todo o caso pode-se usar manteiga de amêndoa, de caju, ou até manteiga de coco! Beijinhos

      Eliminar
  2. Gostei dos ingredientes! está muito apetitoso :)

    ResponderEliminar
  3. Humm ficou com um aspecto tao bomm essa pode ser para mim com um cafezinho humm bjs bfs

    ResponderEliminar
  4. Elisabete querida,
    Banana e chocolate combinação perfeita, bolo rico e irresistível!

    Beijinhos, abençoado fim de semana ♥

    ResponderEliminar
  5. Chocolate!!! Uma perdição! Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  6. Olha que maravilha...
    esta receita sim é cá das minhas leva chocolate Ah ah ah..
    Beijinhos bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. É um bolo rico e um rico bolo! Até me abriu a gulodice!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Com bolos destes gulosos e saudáveis é mesmo difícil comer só uma fatia, parece delicioso.
    Beijinhos
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Vou experimentar!
    Já fiz as papas de aveia com açafrão e gostei...bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão fácil e tão rápido que até dói! Fico muito contente que tenha gostado das papas de aveia! Espero que goste do bolo também! beijinhos

      Eliminar
  10. Pelos ingredientes que são uma combinação fantástica, só pode resultar numa tentação!! :) E esse chocolate por cima...mham! :)

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele é bom simples mas com esta cobertura é divino! Beijinhos

      Eliminar
  11. Ai ai, chocolate! :) Ficou com um aspecto que uma pessoa até fica de água na boca. Eu juro que nunca irei conseguir fazer todas as receitas que quero experimentar! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, tenho o mesmo problema! E por mais que vá experimentando, a lista fica cada vez mais extensa! Beijinhos

      Eliminar
  12. Um bolo fabuloso! Comprei hoje uma forma de silicone e pensei logo nesta receita para a estrear. Parece delicioso!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não te vais arrepender! É para lá de bom este bolo! Beijinhos

      Eliminar
  13. Mas que bolo tão rico de ingredientes! Tenho que te dizer que não iria mesmo conseguir comer só uma fatia! Adorei! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, eu não consegui comer só uma! E por mim tinha ido todo! Beijinhos

      Eliminar
  14. Aiii, quero tanto. Que aspecto delicioso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É super fácil, super rápido e super delicioso! Beijinhos

      Eliminar
  15. Que bolo fabuloso, ideal para um lanche!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  16. Irresistível!
    Vou experimentar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É dos bolos nais fáceis, rápidos e deliciosos que eu conheço! Beijinhos

      Eliminar
  17. Que bolo maravilhoso!! :)
    Dá vontade de comer logo uma fatia!
    Tenho que experimentar, parece super fácil e rápido!
    Beijinhooo!*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão tonto de fazer e tão bom que até se torna perigoso! Beijinhos

      Eliminar
  18. Tem ótimo aspeto. Adoro chocolate. Tenho de experimentar. Obrigada pela partilha. Bjs ;)

    ResponderEliminar
  19. Deve ter ficado mesmo muito bom, está com ótimo aspecto!
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  20. Ai que guloso ficou apetece levar uma fatia para o caminho!
    Beijinhos
    Ana
    http://www.receitasfaceisrapidasesaborosas.pt/

    ResponderEliminar
  21. Que aspecto maravilhoso! :D já ia uma fatiazinha :D

    ResponderEliminar
  22. estou a babar :p
    vou ter de fazer
    bjs
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a receita do bolo floresta-negra que trouxe do teu cantinho e que fiz há uns tempos. Mas desta vez experimentei com esta cobertura de chocolate e ficou também uma delícia! beijinhos

      Eliminar
  23. Ai está um bolo... que aceitaria uma fatia sem hesitar! Sou louco por bolos de chocolate e este ficou com muito bom aspeto. Adorei também os ingredientes que utilizou, são muito mais saudáveis que os "tradicionais".

    Beijinhos

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, são diferentes do habitual, e à primeira vista parece que não vai resultar mas resulta e o bolo fica muito bom! beijinhos

      Eliminar
  24. Ficou mesmo uma perdição, uau :D

    ResponderEliminar
  25. Só tu para nos fazeres comer gulosices que não estragam a linha, e eu estou mesmo a precisar que tenho andado com um apetite enorme a partir das 10h da noite, para desgraça minha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema deste bolo é que não queremos ficar só por uma fatia! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!