Empadão de Atum


Este é daqueles pratos que agrada a todos cá em casa! Muito saboroso e reconfortante, e bom para a dieta!


Empadão de Atum:

1 puré de couve flor (receita aqui);
4 cenouras raladas grosseiramente;
1 cebola picada;
1 dente de alho picado;
6 raminhos de brócolos picados;
salsa picada q.b.;
2 latas de atum de 375g (usei em azeite);
1 ovo pequeno;

Num tacho coloca-se a cenoura, a cebola, o alho e os brócolos, rega-se com um fiozinho de azeite do atum (é mesmo só um fiozinho) e deixa-se refogar. Quando estiver tenro junta-se o atum (escorre-se muito bem o azeite) e a salsa picada e mistura-se. Num pirex monta-se o empadão começando por uma camada de puré, depois uma camada de atum e por fim uma camada de puré. Bate-se um ovo e pincela-se por cima do puré. Vai ao forno cerca de 30 minutos. Serve-se quente acompanhado de salada.

Nota: deste recheio de atum reserva-se um pouco para usar noutra receita.

46 comentários:

  1. Olá. Um empadão saudável, gosto :-) E acho a ideia do puré de couve-flor mesmo boa. Ficou uma refeição mesmo apetitosa. Só de olhar para esse pirex lindo, dá vontade de provar. Beijinhos grandes e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica fantástico! A primeira vez que fiz o meu marido estava reticente mas depois adorou! E há uns dias tive visitas e calhou ser em dia de empadão, polvilhei o com queijo da ilha antes de ir ao forno para dar um twist e foi um sucesso! Comeram mesmo com gosto e não queriam acreditar quando disse que era de couve flor! Beijinhos

      Eliminar
  2. Adoro empadão de atum, e esta tua versão bem mais saudável é um espectáculo! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Empadão com batata foi coisa que nunca mais fiz pois o pessoal adorou está versão saudável! Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu adoro,...só não faço muitas vezes porque a filhota não gosta muito de puré,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço de vez em quando, principalmente está versão saudável, pois é uma forma do pessoal cá de casa comer comida saudável sem reclamar! Beijinhos

      Eliminar
  4. Excelente receita com essa pequena alteração

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Gosto deste teu empadão. Amei a ideia. Um destes dias venho cá para a levar comigo. Fica bem. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás à vontade! Tenho a certeza que vais gostar! Beijinhos

      Eliminar
  6. Esse puré anda a piscar-me o olho :P Ficou um empadão muito apetitoso!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Que aspecto tentador e delicioso!
    Beijinhos
    Ana
    http://receitasfaceisrapidasesaborosas.pt/

    ResponderEliminar
  8. Que rico empadãozinho apetitoso! Adoro empadões!

    ResponderEliminar
  9. Nunca experimentei puré de couve flor e fiquei muito curiosa, deve ser delicioso.

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito de empadão, esta versão saudável deve ser deliciosa.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu diria que esta versão não decepciona! Mas nada como experimentar para ver! Fica muito bom! Beijinhos

      Eliminar
  11. Gosto muito das tuas sugestões saudáveis. Este empadão não deve nada ao "verdadeiro" feito com batata e deve ficar igualmente delicioso.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Garanto que à vista não revela nada insuspeito! No sabor é que se nota um pouquinho a diferença mas se for alguém distraído se calhar nem sequer nota! Gosto tanto que de volta e meia até me dá saudades de comer este empadão! beijinhos

      Eliminar
  12. Quando estou em casa, faço imensas vezes mas com puré de batata!
    Hei de experimentar esta tua versão.
    Beijinho
    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica muito bom! Mas eu sou suspeita por dizer isto porque realmente gosto do puré de couve flor! beijinhos

      Eliminar
  13. Um dos meus pratos favoritos ^_^ EU adoro atum de todas as maneiras XD Ficou mesmo com aspecto apetitoso ^_^ yummy!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou como tu! E esta versão saudável deixa-me ainda mais contente e satisfeita! Beijinhos

      Eliminar
  14. Olá querida!
    A cada dia que venho no seu cantinho aprendo uma nova receita, essa é mais
    uma que levo, adorei o aspecto! Receita nota 10!

    Bjs, ótimo fim de semana! ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz por saber que quem me visita gosta das minhas receitas! Beijinhos

      Eliminar
  15. Não resisto a um empadão!!! O teu está lindo :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. O aspecto é excelente e gstei imenso dos ingredientes!
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Hummmm!
    É disso que eu gosto amiga. Deve ter ficado mesmo delicioso!
    Fiquei mais uma vez sem internet e por isso demorei p/passar por aqui.
    Bjsss e um maravilhoso FDS p/vcs

    ResponderEliminar
  18. Adoro! Faço muitas vezes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais ou menos saudável sabe sempre bem! Beijinhos

      Eliminar
  19. espectacular esse empadão! Vou levar
    beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resulta muito bem! Fica tão saboroso que até nos esquecemos que é saudável! Mas assim é que é bom! Beijinhos

      Eliminar
  20. Fiquei com fome!!! Manda um pratinho desse empadão para o meu almoço :P Está com muito bom aspeto :D
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Ora ai está uma receita que tenho de experimentar!!

    Adoro empadão e de atum ainda melhor, confesso que fiquei a salivar com esta fotografia!!!

    beijinhos Elisabete

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está versão, apesar de saudável, é bastante reconfortante e saborosa! Experimenta! Beijinhos

      Eliminar
  22. Não sendo fã de atum quente, fico reticente quanto a fazer receitas de empadão de atum, mas acho que tenho mesmo de experimentar para tirar a teima :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu há uns anos também não era fã de atum quente! Para mim o atum enlatado era para se comer à temperatura em que estava! Mas um dia fui a um restaurante e tinham como prato do dia atum no forno, eu fiquei reticente mas lá experimentei e adorei! Desde então tenho feito atum quente de diversas maneiras e em empadão fica muito bom! beijinhos

      Eliminar
  23. Passei por aqui e já estou a levar umas tantas receitas ehehe.
    Parabéns.
    Esta fica para um dia experimentar. As dos gelados será para breve .

    ResponderEliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!